Evolução da curtidora: Raiza Teixeira

Evolução da curtidora: Raiza Teixeira

Entrevista sensacional com uma guerreira, leva a sério mesmo os treinos, mas nem sempre foi assim, diante de tantas barreiras, ela foi lá e demostrou que a única desculpa que existe é a que você impõe a você mesmo. Bela, simpaticíssima e carismática, Raiza Teixeira conta um pouco da sua história/treino/dieta aqui no Portal 7Fit. Segue:

 

Portal 7Fit — Quem é você? Bom, comece falando um pouco sobre sua vida pessoal, vida profissional e idade… Tem alguma pretensão futura em competir profissionalmente em algum esporte?

R.T. – Meu nome é Raiza, tenho 21 anos (odeio falar a idade hahaha), sou atleta de Base e estudante de Educação Física. Trabalho em shopping, por isso fico o dia todo na rua. Trabalho o dia todo, saio do trabalho e vou treinar, depois do treino vou pra aula e só no final da noite vou pra casa.

Não tenho muito tempo para comer, por isso a maioria das refeições eu faço no ônibus, indo ou vindo de algum lugar, sentada na rua esperando o ônibus ou no shopping. Nessa parte minha mãe também me ajuda muito, é ela quem cozinha e faz tudo pra mim. Comecei a competir em 2014, optei pelos esportes de força por influencia de outros atletas que me viram treinar, fora que aqui no RS esse esporte possui maior aceitação.

 

Portal 7Fit — Porque resolveu começar a treinar? O que te fez sair da zona de conforto em busca de uma vida mais saudável? Há alguém que te motiva que sirva como inspiração? Há quanto tempo você treina?

R.T. – Eu sempre fui muito magra, porém aos 19 anos comecei a perder peso muito peso, em uma semana eu perdi dois quilos e foi aí que eu procurei um medico. Eu já sofria de Gastrite atrófica fazia anos, mas eu não me importava com isso, pois além dos problemas físicos eu também era muito depressiva e não via a hora de morrer, até que o meu desinteresse me levou a ter deficiência de vitamina B12 e em consequência disto comecei a sofrer também de anemia perniciosa.

Meu médico me olhou nos olhos e disse que eu “tinha tudo menos amor próprio! E que eu tinha que fazer algo para me ajudar ou ele desistiria de mim.” Preocupada com a minha saúde, além do tratamento medico eu também comecei a fazer musculação e a me alimentar melhor, na esperança de me curar, porém como eu comecei o tratamento das duas doenças muito tarde, hoje elas não têm mais cura, por isso continuo com o tratamento medico/dieta/treino para o resto da vida.

As pessoas que mais me motivam são minha mãe e meu namorado, os dois são muitos rígidos e me ajudam a andar na linha srsr, se não fosse pela minha mãe eu não teria conseguido tudo o que eu tenho hoje, ela foi a grande responsável por tudo isso.

E meu namorado, está presente na minha vida a uns 5 anos (antes nós éramos só amigos, até que ele me pediu em namoro rsrs), ele me ajuda muito nos campeonatos e nos treinos, onde eu estou marmitando ele está junto.

Minha maior fonte de inspiração sem duvidas é: Jeanne-Antoinette Poisson, que é foi uma personalidade francesa. Sua inteligência e determinação me ajudaram a forjar o caráter que eu possuo hoje, todo o meu modo de pensar nesses últimos anos foram inspirados nela.

Mas como toda pessoa que treina, eu também tenho meus atletas: Priscila Peres (que hoje é minha amiga), Katka Kyptová, Frank Zane, Lydia Valentin e Olga Zubova.

 

Portal 7Fit — Atualmente qual ou quais atividades físicas pratica? O que acha dos exercícios alternativos como o pilates, crossfit, jump, danças, lutas?

R.T. – Eu optei pela musculação, por ser um esporte mais individual, pois eu sempre tive dificuldades de me relacionar com as pessoas, e a musculação te permite praticá-la sozinho, é só ir lá erguer o ferro e ir embora rsrs, mas já fiz Boxe também, porém eu tenho muita facilidade em perder peso e exercícios mais aeróbios acabam sendo uma desvantagem pra mim. Pessoas com o metabolismo mais lento se dão bem em outras atividades, mas pra mim não dá rsrs

 

Raiza Teixeira 6 Portal 7Fit — Diga mais detalhes sobre sua evolução, quantos quilos ganhou/perdeu?

R.T. – Em 3 anos de treino hoje eu peso 20kg a mais, 5% a menos de gordura, como atleta de Base, em 2014 fui campeã Sul-Brasileira, Brasileira e Sul-Americana de Levantamento Terra, na minha categoria, Junior até 67,5kg. Também bati o recorde Sul-Americano pela AAU (Amateur Athletic Union), quando levantei 135kg logo no meu segundo campeonato. A minha mudança maior está no meu corpo, e não no meu psicológico, digo isto, pois eu entrei na musculação já sabendo exatamente o que eu queria. E eu consegui, hoje sou saudável, esse era o meu objetivo, o “resto”, isto é, o que eu estou conquistando hoje, está sendo apenas um jogo de merecimento.

Portal 7Fit — Qual foi a sensação depois de ver uma fotografia antiga?

A sensação é: “-Eu deveria ter começado antes…” Se eu soubesse de todos os benefícios, eu não teria esperado ficar tão doente e chegar a um estado de saúde tão deplorável para só assim, começar a me amar e fazer algo de bom pela minha vida…

 

Portal 7Fit — Qual é a sua rotina alimentar? Quantas refeições costuma fazer?

R.T. – Eu sou muito tranquila, não levo uma rotina de dieta, só procuro me alimentar bem e faço mais por lazer do que por resultados, faço de 6 a 7 refeições por dia. Tento comer de 3 em 3 horas, fico no máximo 4 horas sem comer. A proteína que predomina na minha alimentação é a do ovo, eu fui vegetariana até os 19 anos, por isso, não tenho costume de comer muita carne. Como só carboidratos complexos com exceção da banana que eu como todo dia. É a fruta que eu mais gosto. Não faço refeições lixo, pois eu não sinto vontade de comer coisas que não me fazem bem a saúde. Gosto muito de temperos, a comida fica mais gostosa, e assim você não enjoa dos alimentos. Procuro comer nos horários certos, porém não levo isso como obrigação! Para mim, uma rotina menos exigente me trouxe mais resultados (físico/psicológico) do que uma rotina militar com restrições de horários. Sou disciplinada dentro daquilo que não me traga desgastes.

 

Portal 7Fit — Faz o uso de suplementos alimentares? Quais utiliza?

R.T. – Eu invisto muito em vitaminas, pois é disso que o seu corpo realmente precisa, se eu soubesse que isso era tão importante eu teria economizado o dinheiro do Whey a muito tempo rsrsr. Os suplementos que eu tomo são: Polivitamínico, Vit. B12, Vit. C, Vit. D, Vit. E, Vit. K, Ômega 3, Bcaa, Dextrose e Albumina. Isso é o básico, e é isso que funciona, o resto é perfumaria.

 

Portal 7Fit — Como é o seu programa de treinamentos?

R.T. – Eu treino de 4 a 5x por semana, um grupo muscular por semana, com exceção; Dos ombros, estabilizadores da coluna e panturrilhas que eu treino 2x. Sempre dou ênfase para membros superiores, pois eu sempre achei lindas, mulheres com uma simetria em “V”, e como eu tenho muita facilidade em ganhar inferiores eu treino apenas 1x na semana. Também não treino glúteo isolado, não gosto.

Durante os campeonatos meu treino dura em torno de 3 horas e eu treino apenas força, fora de campeonato meu treino é para hipertrofia e força e dura geralmente 1 hora e meia. Não faço aeróbios, não tenho paciência rsrs.

 

Portal 7Fit — Se você fosse começar agora do zero a sua jornada por uma vida mais saudável, qual dica ou conselho daria para quem está iniciando?

R.T. – A dica que eu dou é não olhe para o que falta e sim para tudo que você conseguiu, visualize o seu sonho e acredite nele. Ele é seu e foi feito pra você! É só uma questão de anos e se for para os anos passarem, que eles passem com você lutando pelos seus sonhos e não desistindo.  😉 Foi isso que eu aprendi kkk

Facebook: Raiza Teixeira

Instagram: @raizateixeira

email
Gostou do artigo? Então, contribua compartilhando!

Deixe seu comentário ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Evoluções, Mulheres
Evolução do curtidor: Patrick Richard

Fechar