10 Dicas Infalíveis para Definir o Abdômen

10 Dicas Infalíveis para Definir o Abdômen
5 (100%) 3 votos

A busca pelo abdômen sarado e principalmente definido tem se tornado um objetivo crescente não unicamente dos homens, mas das mulheres também. Aquela velha história de que mulher (e até mesmo homem, apesar de ser mais aceito) com abdômen definido não é bonito já caiu por terra a muito tempo. Mesmo os que criticam hoje, gostariam de ter esse tipo de físico.

Ter uma barriga relativamente definida hoje em dia significa atrair a atenção das pessoas por onde passa e também representa uma preocupação para com a forma física e para com a saúde.

Então se você não tem obtido resultados satisfatórios na busca pelo tão almejado abdômen definido esse artigo é para você. E aí, preparado para conhecer as dicas de como definir o abdômen?  😀 

 

1) CONCENTRE-SE NA DIETA

“Você é o que você come” nunca conheci uma frase tão fidedigna. De nada adianta se matar de fazer exercícios abdominais (tem gente que faz 500-1000 abdominais por dia) e não dar a devida atenção a dieta. Lembre-se: um abdômen definido começa a ser construído na cozinha.

Você deve entender que os exercícios abdominais trabalham a hipertrofia da musculatura do abdômen, mas para os gominhos ficarem visíveis é preciso antes queimar a gordura que cobre a região abdominal e isso só é possível com exercícios aeróbicos e um programa alimentar adequado. Portanto, é totalmente contra produtivo se “matar” de fazer exercícios e não ter um programa alimentar de acordo com o objetivo almejado. Foque-se na dieta!

 

2) COMA GORDURA

Um erro cometido com grande frequência por aqueles que desejam definir o abdômen é cortar completamente a gordura da dieta e isso a longo prazo passa a ser prejudicial à saúde, pois o organismo ficará em déficit nutricional. O ideal é ter um plano alimentar que equilibre todos os macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) e micronutrientres, optando sempre por gorduras boas (saudáveis).

Sendo assim, a gordura boa pode sim te ajudar a queimar gordura!

Conheça algumas fontes de gorduras boas:

-Abacate

-Salmão

-Amêndoas

-Sardinha

-Atum

-Nozes

-Chia

-Azeite de oliva

Estes alimentos são ricos em nutrientes e ajudam a mantê-lo saciado ao longo do dia.

 

3) COMA MAIS VEZES E EM PORÇÕES MENORES

Muitas pessoas pensam que para perder gordura é só fechar a boca, não é bem assim… Além de não ser nada saudável, seu metabolismo ficará mais lento, e seu organismo irá ativar o modo de “instinto de sobrevivência” acumulando gordura sempre que puder, pois ele não sabe a hora que será alimentado novamente.

Dessa forma, o ideal é fazer de 6 a 7 refeições por dia a cada 3 horas. Ao distribuirmos as refeições em porções menores ao longo do dia teremos uma melhora na digestão e absorção dos nutrientes. Em consequência ficaremos mais saciados e nutridos durante todo o dia, além disso iremos acelerar o nosso metabolismo contribuindo para a queima de gordura e a construção muscular.

 

4) EVITE ALIMENTOS PROCESSADOS

Fuja de alimentos processados, principalmente do tipo pré-prontos! Em sua grande maioria eles são compostos de calorias vazias, ou seja, são altamente calóricos e fornecem poucos nutrientes para o nosso corpo. Portanto, escolha sempre por alimentos integrais, orgânicos ou mais naturais possíveis.

 

5) ESCOLHA O MÉTODO HIIT

Esqueça a mesmice para queimar gordura, na qual se baseia em fazer exercícios aeróbicos (esteira, bicicleta, pular corda, etc.) moderados e de baixa intensidade por longos minutos e até mesmo horas. Eles até podem funcionar, mas nem de longe são a forma mais eficiente de queimar gordura.

Pesquisas têm demonstrado que o método de treinamento HIIT –High-Intensity Interval Training que consiste em exercícios com intensidade intercalada entre alta e baixa queimam muito mais calorias, porque aumentam o metabolismo e o mantem assim até mesmo por horas após o treino! Promovendo assim um maior gasto calórico (energético) contribuindo para a queima de gordura no abdômen e em todo o corpo.

Sendo assim, na próxima vez que você pensar em ficar 30 ou 40 minutos na esteira, aplique o método HIIT e queime muito mais calorias em menos tempo.

 

6) DURMA O SUFICIENTE

Ter um boa noite de sono é um dos fatores mais importantes para o crescimento muscular e queima de gordura.

Em um estudo publicado pela revista médica Annals of Internal Medicine1, pesquisadores relataram que quando alguém em dieta tem uma noite de descanso completo mais do que se duplica a quantidade de peso perdido das reservas de gordura. Pessoas cansadas também relataram sentir mais fome do que quando tinham tido um boa noite de sono.

Para tal estudo, 10 voluntários com excesso de peso foram selecionados (idades entre 35-49 anos e com um índice de massa corporal médio de 27,4 kg) e iniciaram um plano alimentar personalizado, que reduziu calorias (para uma média de 1.450 por dia), mas mantiveram um estilo de vida sedentário. Durante duas semanas, os sujeitos relataram ter passado 8,5 horas por noite na cama (com um tempo médio de sono de cerca de 7 horas e 25 minutos), e, durante um segundo período de duas semanas, foram autorizados apenas a 5,5 horas por noite de sono (com um tempo médio de sono de 5 horas e 14 minutos).

Os participantes do estudo perderam cerca de 55% mais gordura quando o sono foi suficiente.

Quando os sujeitos do estudo estavam dormindo menos de 6 horas, os níveis de grelina passaram de 75 nanogramas por litro para 84 ng/litro, desencadeando desejos por açúcar e alimentos altamente calóricos. Os níveis mantiveram-se estáveis quando os indivíduos tinham horas regulares de sono.

Horas de sono recomendadas segundo a National Sleep Foundation2:

  • Jovens e Adultos: 7 a 9 horas
  • Adolescentes (14-17): 8 a 10 horas

7) NÃO EXAGERE NOS ABDOMINAIS

Muitas pessoas acreditam que se fizerem abdominais todos os dias ficarão com o abdômen definido mais rápido, isso não passa de um erro grotesco. Os músculos abdominais são como todos os outros, a unifica diferença é que não descansam sob uma estrutura óssea e, portanto, precisam de descanso para se desenvolverem. Ou você treina peito e tríceps todos os dias? Aposto que não!

O ideal é exercitar o abdômen três vezes por semana, dando no mínimo um dia para a musculatura se recuperar.

 

8) BEBA BASTANTE ÁGUA

Pesquisas mostram que as pessoas que bebem bastante água perdem mais peso e mantêm-se a longo prazo. Além disso, aumentará o seu metabolismo e fará com o seu organismo funcione de forma mais eficiente.3 E é claro corte bebidas açucaradas como sucos processados e refrigerantes.

 

9) VARIE OS EXERCÍCIOS

Você não quer que seu corpo se acostume com seus exercícios e fique estagnado, certo?

Portanto, você deve mudar seu programa de treinamento após um período regular de tempo.

Lembre-se também de trabalhar toda a musculatura abdominal, isto é supra, infra e oblíquos.

Comece com exercícios livres como prancha frontal, prancha lateral, bicicleta, canivete…

E vá fazendo exercícios mais complexos com carga, como: rotação de tronco na polia, oblíquo com halteres, abdominal supra com carga, etc…

 

10) SEJA CONSISTENTE

A consistência é certamente o item mais importante desta lista. Nada grande vem sem sacrifícios, e o mesmo é válido para quem almeja ter um abdômen definido.

Iniciar uma nova dieta, um novo treino, é fácil. Difícil mesmo é persistir até conseguir os resultados desejados. Na musculação e nos esportes em geral tem muita gente que desiste logo de cara, quero encoraja-lo a persistir, a continuar tornando-se a melhor versão de si mesmo.

Tenha sempre em mente: você está mais próximo do que ontem, continue caminhando. Pequenos passos na direção certa.

Talvez você já conheça algumas das dicas mencionadas acima, porém é preciso coloca-las em prática. Pois, conhecimento sem ação de nada adianta. Lembre-se: é a pratica, a ação que gera resultados. Experimente!

***

Dica Bônus: Guia Abdômen Trincado

Você aprendeu uma grande variedade de dicas, mas acredite, se você não tiver uma boa dieta e um programa de exercícios não terá grandes resultados.

Por isso é essencial ter um bom programa de exercícios, e uma boa dieta com diferentes receitas também é importante, pois chegará uma hora que você não aguentará mais comer sempre a mesma coisa (sei bem como é enjoativo).

Depois de pesquisar muito na internet, olhar tudo que é site, encontrei alguns guias, mas não achei tão bem explicados para iniciantes.

Pesquisando mais profundamente, achei um e-book (livro digital) que ensina passo a passo como definir o abdômen e queimar gordura sem sacrifícios desnecessários como passar fome e ficar horas na esteira.

Além do programa com exercícios em vídeo ele vem com vários bônus que valem até mais do que o próprio programa e o que eu mais gostei foi o de receitas, que vem com várias receitas gostosas e fáceis de fazer.

O programa possui tudo o que você precisa saber para perder a temida gordura abdominal e transformar a sua barriga em um verdadeiro tanquinho através de uma linguagem simples e de fácil entendimento.

 

O link do Programa para queimar gordura e definir o abdômen é esse aqui: site oficial – Abdômen Trincado

 

Se você já tentou de tudo para definir o abdômen e a barriga insiste em voltar, vale a pena você assistir ao vídeo!

Quero assistir ao vídeo!
 

Referências:

1 http://annals.org/aim/fullarticle/746253/insufficient-sleep-diet-obesity

2 http://sleepfoundation.org/how-sleep-works/how-much-sleep-do-we-really-need

3 http://www.health.com/weight-loss/water-weight-loss

Gostou do artigo? Então, contribua compartilhando!

Deixe seu comentário ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Treinamento
The Rock Dieta e Treino

Fechar