Dietas Milagrosas X Reeducação Alimentar

Dietas Milagrosas X Reeducação Alimentar

Qual pessoa não quer se sentir bem, incrível e com aquele corpo que rouba muitos olhares em qualquer lugar que passa? Imagine poder comer qualquer coisa e ao mesmo tempo se sentir bem consigo mesmo? Eu aposto que todos que estão lendo esse artigo estão pensando: Isso seria realmente bom! E vou deixo claro aqui pra vocês, que isso tudo é possível e que milhares de pessoas estão conseguindo esses resultados. Você será uma delas a partir de AGORA.

Experiência

Começarei com uma breve história sobre isso. Tenho uma amiga que a um tempo atrás tinha um sonho de entrar na marinha como oficial, e é claro que pra passar no TAF (Treinamento de aptidão física) ela precisava de condicionamento, na época ela me pediu conselhos sobre alimentação e conversamos sobre isso, me disse que tentou de tudo, todas as formas de dietas: dieta da sopa, da proteína e que não sabia o que estava acontecendo, me disse também que até começava a dieta e tudo ia bem, mas ao longo do tempo era sacrificante, sentia tonturas entre outros sintomas. Acabava desistindo da dieta e depois ganhava até mais peso do que quando tinha começado.

Disse pra ela o quanto isso é normal e que muita gente passa por isso. Ela realmente queria passar nessa prova então comentei com ela que eu não era um profissional de nutrição, mesmo assim ela insistiu e eu relutante ofereci algumas ideias sobre a base em reeducação alimentar e comportamentos a tomar, mostrei os prós e contras dela continuar adotando as mesmas dietas. Então ela começou a padronizar e criar novos hábitos alimentares, não deixava de comer o que queria, mas que diminuiu bastante a quantidade. Estava começando a se sentir bem a cada dia em que mantinha essa rotina, terminou que ela conseguiu passar na prova, conseguiu a vaga e ficou viciada nesses novos hábitos alimentares que tinha imposto a ela mesmo. Hoje em dia, ela continua mantendo uma alimentação todos os dias e a “fofinha” de tempos atrás é a gostosa de hoje em dia. Bem, isso é só um exemplo prático da reeducação alimentar.

Como funcionam as dietas milagrosas?

Dietas milagrosas são dietas inventadas por pessoas aleatórias, mas sem experiências ou estudos sobre o corpo humano, elas simplesmente pensam que o resultado que teve com certa dieta, vai funcionar pra outras pessoas, então muitas usam isso até pra ganhar dinheiro. As dietas milagrosas vem como um lobo na pele de cordeiro, a princípio tudo vai bem, as pessoas dizem: -Agora eu vou mudar pra sempre!- E então elas até se sentem incríveis por um tempo e as vezes até um longo tempo. Só que por dentro o corpo vai se rebelando e tentando se adaptar com algo totalmente revolucionário pra ele, que é, eliminar as necessidades básicas de funcionamento como a ingestão de um complexo alimentar.

coma bem charge

 

 

 

 

Nutricionistas, educadores químicos, cientistas, pesquisadores e outros tantos profissionais tem estudado por aí as pessoas e seus hábitos alimentares e o que está sendo mostrado indiscutivelmente é que a forma mais natural e saudável e possível, é o arroz e feijão do dia a dia, aveia, banana, batata, carne, verduras, legumes, alimentos básicos. Penso que uma reeducação alimentar é muito mais poderosa do que essas dietas de caixinhas que vem bonitinhas prometendo tirar um coelho da cartola e ao mesmo tempo ficamos fascinados com essas promessas a curto prazos.

Restrição de macronutrientes

Muitas pessoas dirão: Conheço pessoas que estão fazendo essas dietas e estão ótimas. Será mesmo? Ou é só questão de tempo pra ela poder perceber que não está perdendo e queimando gorduras, e sim proteínas e líquidos, super importantes na própria queima de gorduras. Essas dietas não ligam pra individualidade biológica e necessidades em cada um de nós, tem gente que tem alergias a certos tipos de alimentos, o que só intensifica o problema. Deem uma olhada nesse caso onde uma mulher perdeu o movimento da perna.

Normalmente essas dietas funcionam com uma restrição parcial ou total de algum macronutriente, seja ele Carboidrato, Proteína ou Lipídio (gordura). A restrição mais comum é a de carboidratos onde as pessoas tendem a ficar longe de massas, pães, batata e todos os alimentos ricos em carboidratos. “Ai, não vou comer macarrão porque engoooorda” DEIXA DE FRESCURA, não tem necessidade disso. Você pode comer o que você quiser desde que diminua a quantidade. No caso dos carboidratos que são fonte de energia primária(glicose) para o nosso corpo, a restrição dessas nos fariam sentir muita saciedade, e ao longo de qualquer “dieta milagre”, teríamos uma predisposição a comer mais do que o normal. Já as proteínas(Carnes brancas e vermelhas, Leite, Ovos, Arroz, Feijão) são os tijolos do nosso corpo, são elas quem protegem o nosso corpo e constroem músculos realmente funcionais e importantes para todos os movimentos de hoje e de amanhã e não tenho nem o que falar sobre vitaminas e minerais, não tem nem o que falar sobre isso. Todos esses funcionam de uma forma mista. Com a retirada de carboidratos, uma das fontes de energia passa a ser a proteína e a gordura, e uma vez utilizando a proteína como fonte de energia principal para os movimentos, quem construiria os músculos mesmo? E enfim a tão temível gordura, que nem é tão terrível assim, é formada por triglicérides, colesterol e outros ácidos graxos essenciais que armazenam energia, fazem parte da reprodução, crescimento e que nos isolam e protegem os nossos órgãos vitais, entre outras funções. Sem mais…

Especialistas explicam que esse tipo de dietas podem trazer graves consequências, VEJA.

http://globotv.globo.com/rede-globo/mgtv-1a-edicao/v/especialistas-alertam-que-dietas-milagrosas-podem-trazer-problemas-para-saude/2081722/

Mastigue!

Um dos processos motores mais simples e importantes é a mastigação¹, é um processo que “desperta” a ação digestiva, aprendemos isso na infância quando começamos a estudar Biologia. Lembra quando a professora dizia: “Quando colocamos o alimento na boca, produzimos saliva, despertamos o cérebro para dar início ao nosso “programa” de digestão, nesse momento maravilhoso nosso sistema digestivo está preparado pra receber os alimentos e distribui-los pelo corpo. Mastigar um alimento é como um parente que não vê a tempos lhe avisando a você que vai lhe visitar, então você prepara a casa pra recebe-lo. A dieta do shake é um exemplo onde esse aviso não se encaixa…

Dieta do Shake

 Uma das dietas bastante difundida é dieta do Shake, nela não há mastigação, visto que o mesmo esta em estado liquido, não tente enganar mexendo a boca (Além de produzir ácido gástrico sem necessidade, ainda vai parecer um retardado). Voltando ao assunto, esse é um dos meios pelo qual as pessoas optam a fim de garantir resultados, mas nem Astronauta tomam essas coisas, eles sabem da importância da mastigação. Fisiologicamente falando pode sim funcionar, talvez um dia isso venha a ser realizável, mas nosso organismo ainda é bastante condicionado a essa relação entre mastigação e saciedade.

Encontre um equilíbrio! 

Basicamente o equilíbrio encontrado em uma vida saudável está representada na famosa pirâmide dos alimentos², onde: 50-60% de carboidratos (pão, massa, bolacha, açúcar, frutas), 15-20% de proteínas (carnes, leite e derivados, feijão, soja) e 20-25% de gorduras (azeite, margarina, óleo) precisam ser ingeridos para uma boa saúde e a partir daí são feitas as mudanças com base na individualidade biológica e no objetivo da pessoa.

Ficamos por aqui!

Estar bem com você é o segredo da felicidade, e correr atrás disso faz parte, independente do que você queira mudar, adote uma rotina de qualidade. O sucesso nos seus objetivos consiste em estabelecer metas consistentes, procure um profissional da Nutrição, não é caro, caro é desperdiçar tanto tento cometendo ações desnecessárias e seguindo “dietas milagrosas” e no final se frustrar, o que é pior para o seu corpo e motivação. Mude seus pensamentos, mude sua alimentação e mude a sua vida!

Curta, comente e compartilhe. Sua participação é de gigante importância para nós.

 Referencias e observações:

 

¹ http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-18462008000200008&script=sci_arttext

²  http://www.sonutricao.com.br/conteudo/alimentacao/

*Nada contra shakes, existem bons suplementos alimentares no Mercado, mas como o pró´rio nome já diz, SUPLEMENTOS, para suplementar sua dieta.

 

email
Gostou do artigo? Então, contribua compartilhando!

Deixe seu comentário ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *